Aeronave vencedora em competição internacional
A equipe “Keep Flying” da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo apresenta, na próxima segunda-feira (27/4), para a comunidade acadêmica, patrocinadores, imprensa e demais interessados, o protótipo premiado em competição internacional de aerodesign, realizada no início de abril nos Estados Unidos. Depois da excelente performance obtida este mês na SAE Aerodesign East Competition 2009, realizada em Marietta, estado da Geórgia, nos Estados Unidos, a equipe “Keep Flying” da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) apresentará a filmagem da competição, o protótipo e os detalhes do projeto, no próximo dia 27 de abril (segunda-feira), às 11h15, no Anfiteatro da Engenharia Mecânica (Av. Prof. Mello Moraes 2.231 – Cidade Universitária).
Primeira colocada na Classe Regular da competição, em que protótipos de aeronaves cargueiras são projetados e testados em vôo, a equipe da Poli-USP também conquistou o troféu de maior carga carregada – transportando 12,87 kg de carga útil – e a premiação especial Systems Engineering Award, outorgado pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) à equipe que melhor seguir conceitos de engenharia durante a concepção e o desenvolvimento, sendo esta a primeira vez que o título é conquistado por brasileiros.
“O resultado foi excelente! Obtido por uma equipe de alunos dedicada e madura, que viabilizou um ótimo projeto de engenharia, processos de fabricação e materiais para a aeronave muito bem definidos e testes suficientes para obter destacada vitória”, afirma o professor doutor Antonio Luis de Campos Mariani, um dos orientadores dos alunos no projeto.
Promovida pela SAE International, a competição deste ano teve 65 equipes inscritas do mundo todo, sendo 43 na Classe Regular e 13 na Classe Aberta. Na classe regular, o resultado foi muito significativo para o Brasil com a “Keep Flying” da Poli obtendo o primeiro lugar e a “Uai Sô Fly” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o segundo, ficando à frente de equipes dos Estados Unidos, Polônia, Canadá, Alemanha, México, Índia, e Porto Rico. Na Classe Aberta o primeiro lugar foi conquistado por outra equipe brasileira, a “EESC USP Open” da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo.
O troféu conquistado pela equipe da Poli-USP de maior peso carregado por aviões da Classe Regular, é itinerante desde 1986, e receberá uma placa com o nome da Escola Politécnica como a vencedora de 2009. A aeronave da Keep Flying foi projetada seguindo metodologia de engenharia, simulações incluindo um processo de seleção com um algoritmo genético, fabricação em madeira e compósitos especiais, com menos de 3 kg de peso e capacidade para transportar mais de 12 kg de carga útil.
As três equipes brasileiras participaram da competição internacional depois de terem conquistado as melhores colocações na X Competição SAE Brasil AeroDesign, realizada no ano passado, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Anualmente a competição nacional atrai estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, interessados em desenvolver projetos de aeronaves em escala reduzida, capazes de superar sucessivas baterias de testes demonstrando capacidade de vôo controlado para cargas.