POLI vence Competição Baja SAE
Com a melhor pontuação, a equipe de alunos da Escola Politécnica conquistou o primeiro lugar do podium dessa competição de engenharia e agora se prepara para representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, que será realizada pela SAE International em Milwaukee, nos Estados Unidos.
Ao obter 934,83 pontos na classificação geral da prova, a equipe Poli Arsenal, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), foi a campeã da 15ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, realizada entre os dias 19 e 22 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo.
Depois desta importante vitória os alunos começam a se preparar para a competição da SAE Internacional, em Milwaukee, nos Estados Unidos, a ser realizada de 11 a 14 de junho deste ano.
Nesta competição a equipe de baja da Poli-USP, composta por cerca de 15 estudantes de várias especialidades da engenharia, participou com dois carros, o Poli Arsenal que, desenvolvido em 2007, conquistou o vice-campeonato e participou da competição mundial em Montreal em 2008; e o EcoPoli, desenvolvido em 2008, especialmente para a participação na 15ª edição nacional. Os dois carros ganharam geometria de suspensões especiais para travessia de obstáculos e saltos, além de volantes com regulagem de ângulo e distância para melhor dirigibilidade.
Com o carro Arsenal, que não apresentou qualquer falha durante o Enduro de Resistência, a equipe atingiu também a pontuação máxima nas avaliações de Relatório de Projeto, Aceleração e Enduro. Para a disputa deste ano, este veiculo contou, ainda, com um sistema de eletrônica embarcada e inovações para reduzir a massa do protótipo e proporcionar maior conforto ao operador, o que permitiu seu salto em direção à primeira colocação.
Já o EcoPoli, que nesta edição ficou em 13º lugar, foi um projeto totalmente inovador. Com a idéia de levar à competição um novo conceito, a equipe se empenhou em desenvolver um veículo ecologicamente correto. O protótipo EcoPoli apresentou inovações como painel solar para geração de energia elétrica e utilização de materiais alternativos, como por exemplo carenagem e tapeçaria em fibra de PET reciclado. “ Apesar de sabermos que o maior impacto ambiental se deve às emissões de carbono, não pudemos trabalhar nesta parte devido ao regulamento da competição que padroniza o motor”, explica Erik Ohara, aluno do quarto ano de engenharia mecânica e responsável por parte do projeto do trem de forças.
Para os professores doutores Roberto Ramos Jr. e Marcelo Alves, atuais orientadores da Equipe Poli de Baja, o trabalho realizado pelos alunos é uma oportunidade ímpar de colocar em prática tudo aquilo que os alunos aprendem durante o curso de Engenharia, além de propiciar uma excelente experiência com um projeto real de engenharia, onde vários outros aspectos não-técnicos precisam ser considerados, como trabalho em equipe, organização do tempo, contato com fornecedores (patrocinadores), infra-estrutura para realização de ensaios nos protótipos etc.
Ao todo, participaram da 15ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras 55 equipes, de um total de 73 inscritas. Foram quatro dias de avaliações de segurança, apresentações de projeto e provas dinâmicas, aplicadas por juízes especializados. A prova Suspension & Traction foi a principal novidade para as equipes nesta edição, realizada em uma pista que exigiu bastante dos carros, com muitas irregularidades, subidas e descidas fortes, e vários obstáculos com toras de madeira: um grande teste de desempenho para os sistemas de suspensão, tração, direção e, sobretudo, robustez dos carros. A disputa terminou com o tradicional Enduro de Resistência, que contou com 50 carros na pista, desenvolvidos e construídos por estudantes de 14 Estados do País, além de Brasília e um participante dos Estados Unidos.
Na premiação, a segunda colocada foi a equipe FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, com 925,15 pontos. O terceiro lugar ficou para a equipe Tupy Uiraçu, da Universidade Federal de Santa Catarina, com 838,73 pontos, seguida pelas equipes FEI Baja 1, da FEI; e Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco. A Competição ainda confere premiações às equipes em oito categorias. Veja a seguir quais são e as respectivas vencedoras:
Melhor Aceleração – equipe Poli Arsenal
Melhor Velocidade Máxima – equipe Baja UFMG 1, da Universidade Federal de Minas Gerais
Melhor Suspension & Traction – equipe Uribaja, da Universidade Regional Integrada (RS)
Melhor Relatório de Projeto – equipe Poli Arsenal
Melhor Apresentação de Projeto – equipe FEI Baja 1
Melhor Enduro de Resistência – equipe Tupy Uiraçu
Melhor Conforto do Operador – equipe FEI Baja 2
Melhor Tração – equipe Mauá 2, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo